Mudas prontas para o plantio
Requisitos de um material de boa qualidade
Calculo de espaçamento
Clique aqui e calcule o número de árvores a ser plantada por hectares.
Untitled Document

Etapas de Clonagem

Com técnicas eficientes para produção de mudas sadias, a Flora Sinop procura melhorar cada dia mais, garantindo confiança e qualidade aos seus clientes. Essas mudas são feitas através de um sistema de miniestaquia, proveniente de minicepas que são plantadas em jardins clonais suspensos com canaletas de concreto com areia, sendo esta praticamente inerte e apresentar características físico-químicas adequadas a esse manejo.

1º FASE: JARDIM CLONAL
Formação de matriz clonal de onde saíram todas as mudas que formarão árvore de qualidade mais tarde. Esta fase é o inicio do processo de produção de clonagem por estaquia, onde as matrizes recebem um tratamento a base de podas e nutrição com solução nutritiva (macro e micronutrientes), a fim de se produzir o Máximo possível de estacas em um ponto ótimo de enraizamento.
2º FASE: PLANTIO DE MUDAS NOS TUBETES
Os brotos oriundos do minijardim são armazenados em caixas térmicas com água em baixa temperatura, em seguida, são encaminhadas para um barracão de trabalho onde serão imediatamente plantadas em tubetes preenchidos com substrato a base de casca de arroz carbonizada e fibra de coco, previamente adubado com produtos de liberação lenta (macro e micronutrientes).
3º FASE: CASA DE VEGETAÇÃO - ENRAIZAMENTO
As mudas vão para a casa de vegetação onde ficam até criarem raiz. As estacas recém-plantadas são encaminhadas para esse ambiente que fornece as condições necessárias tanto de temperatura, umidade relativa e nutrição para que se tenha um alto nível enraizamento. Após o 15º dia, com as mudas já enraizadas, muda-se o manejo das estufas, tanto de lâmina de água quanto de temperatura, a fim de preparar a muda para a próxima fase, permanecendo por volta de 21 dias nesse estágio em seguida são encaminhadas diretas a pleno sol.
4º FASE: CLIMATIZAÇÃO – EXPOSIÇÃO AO SOL
Esta é a ultima fase, onde as mudas vão ficar até a expedição a campo. São espaçadas, saem de um adensamento de 733 para 200 mudas m2, selecionadas por tamanho. As menores recebem complemento nutricional no intuito de nivelar com as maiores, permanecendo aqui por volta de 60 dias até atingirem o padrão de rustificação, tamanho e formação do sistema radicular pré-estabelecido.
5º FASE: ETAPA FINAL - EXPEDIÇÃO
A expedição se dá de duas maneiras: 1 – As mudas seguem em caixas plásticas ainda com tubetes em torno de 200 mudas por caixa em pé (caixas e tubetes retornam);

2 – As mudas seguem em rocamboles (100 mudas por rocambole), soltas ou em caixas de papelão.
Copyright 2011 - FLORA SINOP LTDA. Todos os direitos reservados - Telefones: (66) 3531-6691 / (66)9996-3250 - Sinop/Mato Grosso.
Site desenvolvido por: (Claudemir Vaz - (66)9641-9918)